O trabalho nos Maternais

Desenvolvimento da autonomia, comunicação e socialização

O Maternal se caracteriza por uma grande busca das crianças por sua autonomia – aprender a fazer “sozinhas” o que antes faziam para elas. Na Baby House, a criança sente-se desafiada pelos projetos pedagógicos. Gosta de conhecer coisas novas e adquire com entusiasmo novos conhecimentos sobre o mundo que a rodeia.

Nessa etapa elas também aprendem a expressar através da fala suas emoções e necessidades. Isto possibilita um desenvolvimento social intenso. Trabalhamos com regras significativas, construídas pelo grupo, que fazem sentido à boa convivência de todos.

Um aspecto bastante original do trabalho da Baby House é que de fato há atenção às individualidades, fazendo parte da rotina diária momentos para que as crianças expressem seus sentimentos, necessidades, capacidades, ideias e experiências reais.

As crianças são escutadas em suas narrativas. Mas, muito mais do que isto, são as suas curiosidades que efetivamente definem os conteúdos que serão investigados na turma, o que as torna participantes ativos de sua aprendizagem e de seu dia a dia.

Ênfase no aspecto lúdico e na criatividade

Brincar tem um papel importante no Maternal. Através dos brinquedos e brincadeiras, as crianças aperfeiçoam uma infinidade de estímulos vitais para sua formação. Brincando, desenvolvem coordenação motora, criatividade, raciocínio, identidade, autonomia, comunicação, socialização, sensação de liberdade e poder.

Nesses momentos, podem ser desafiadas a elaborar suas próprias regras ou a lidar com os jogos mediados pelos adultos, com regras preestabelecidas que precisam ser seguidas.

Outro aspecto importante no Maternal é a produção artística. O desenho é primeira forma que a criança usa para criar seus registros de mundo, para expressar suas ideias e elaborar suas aprendizagens. As brincadeiras com massinhas, canetinhas e lápis de cor abrem as portas da imaginação e da liberdade de pensamento.

Para ampliar o repertório das crianças, oferecemos na Baby House o contato com diversas expressões, como artes visuais, música, poesia e cinema. Que possibilitam à criança ampliar seu repertório e suas ferramentas e partir para sua criação, individual ou coletiva, desenvolvendo não só suas habilidades motoras, mas também a iniciativa, a cooperação e a criatividade.

Atividades e espaço físico diferenciados

O Maternal da Baby House é composto por dois níveis, cada um adequado às características específicas da faixa etária.

No Maternal I, as crianças de dois a três anos agem intensamente sobre os objetos, buscando construir conceitos através de experiências com o meio físico e social. Assim, desenvolvem a noção de tempo e espaço.

Já no Maternal II, na faixa etária de três a quatro anos, as crianças passam a sentir mais segurança para desafiar o mundo e explorá-lo através da comunicação verbal. Elas expressam mais suas opiniões, contestam outras, questionam fatos e realizam argumentações acerca de assuntos em debate com os amigos e educadoras.

Nas salas de turma existem ambientes organizados que possibilitam brincar em grupo: casinha com sala de estar, cozinha para fazer deliciosos petiscos, escritório, clínica médica e canto dos livros para ler uma boa história. Esses ambientes são elaborados pelas educadoras, mas a partir dos interesses demonstrados pelas crianças e os desafios identificados como importantes para elas.

Desenvolvimento das amizades

O Maternal é o momento no qual as amizades se intensificam cada vez mais. Aqui as crianças passam a se identificar umas com as outras, desenvolvendo fortes laços de amizade. A amizade e a cooperação como forma de construir coletivamente não são processos paralelos à educação na Baby House – são a base de nosso trabalho, fundamentais para a evolução de crianças saudáveis e felizes.